English

Português

Wednesday, June 30, 2010

Como cuidar da voz



Cantar o maha-mantra é tão bom! Quem já experimentou sabe. É tão bom que quando a gente começa não quer parar! Tanto, que no mundo inteiro estamos vendo a divulgação de diversos festivais de kirtanas 24 hs!!! Nada melhor! Mas se a gente não quer mesmo parar de cantar o maha-mantra, alguns cuidados são fundamentais. Segue abaixo as dicas da devota e fonoaudióloga Ângela Calvi:
Sua voz é seu instrumento de trabalho. Preserve-a com saúde!
· Evite falar por muito tempo, faça economia da voz!
· Limpar a garganta (pigarrear, tossir e escarrar) com freqüência pode com o tempo ferir a mucosa levando á lesões como nódulos (calos) nas pregas vocais.
· Cuidado com as bebidas alcoólicas em excesso, seu efeito altera a articulação, a voz soa mais alta e com esforço.
· Beba aproximadamente oito copos de água em temperatura ambiente e aos goles. Crie este hábito, leve sempre uma garrafinha com você.
· Gargarejar com água morna e sal marinho (uma colher de café) é um ótimo recurso para limpar as estruturas que participam da fala. Antes de deitar de preferência.
· Cuidado com a competição sonora. Durante ruídos sua voz altera e você perde o controle da altura, forçando as pregas vocais.
· Evite falar por muito tempo ao telefone, o desgaste da voz é muito grande. Elimine este hábito.
· Mantenha a postura do corpo ereta ao falar. Os movimentos da cabeça e do pescoço influenciam na qualidade da voz.
· Coma maçãs para limpar as vias respiratórias. A maçã é adstringente e limpa as secreções do organismo, diminuindo a necessidade de pigarrear.
· Procure dormir bem para descansar as pregas vocais. O sono é reparador.
· Cuidado com os problemas gástricos (úlceras, gastrite, refluxo gastroesofágico), eles podem causar lesões nas pregas vocais comprometendo sua qualidade e causando rouquidão.
· Evite alimentar-se próximo á hora de dormir. Cuidado com o refluxo gástrico.
· Desenvolva a capacidade de economizar a voz e seu uso prolongado. Não fale, mantenha-se em silêncio por um período.
· Verifique sua audição. Se notar que algo não está bem, consulte um otorrinolaringologista e faça uma avaliação.
· Cuide dos quadros alérgicos. Eles influenciam na qualidade da voz, gerando rouquidão e soprosidade na voz.
· Não fale alto, articule melhor a boca ao falar. Retire o som da garganta e o coloque no ambiente sem esforço. Deixe a voz sair da boca.
· Não grite. Só em caso de socorro. Este é o maior abuso vocal.
· Ouça mais e fale menos: esta é a regra número um de economia da voz.
· Principais problemas de voz: ardência, dor de garganta, perda da voz, rouquidão acima de 15 dias.
· Em caso de alterações na voz e dores de garganta, consulte um otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo.


CUIDADOS BÁSICOS COM A VOZ CANTADA.
Antes de entrar na arte técnica, é importante saber como cuidar da voz para mantê-la sempre saudável.

Dicas:
· Bom sono e repouso – toda musculatura precisa descansar para ter um bom desempenho. Recupere suas pregas vocais do desgaste energético através do repouso vocal. Procure não falar durante um período do dia. Dê uma trégua para seu aparelho fonador.
· Alimentação leve e variada – o cantor vai precisar de bastante energia e elasticidade para cantar, assim como um atleta. Comida muito pesada não combina, é preciso uma refeição leve, nada de feijoada antes de cantar. Coma uma salada, uma massa ou uma salada de frutas.
· Aquecer as pregas vocais antes de cantar – assim como um jogador se aquece antes de entrar em campo, o cantor pelo mesmo motivo precisa aquecer suas pregas vocais para evitar uma distensão na musculatura responsável pela voz.
· Relaxar as pregas vocais após o canto – após o uso contínuo da voz, é preciso relaxar a musculatura com repouso vocal. Evite falar por um período, ou, se necessário, fale mais baixo.
· Fazer exercícios vocais regularmente – para melhor aproveitamento da voz, é importante que você faça os exercícios vocais com disciplina e assiduidade. Lembre-se que toda musculatura quando é trabalhada, precisa de continuidade para melhor fortalecimento e aproveitamento. Treine todos os dias os exercícios básicos para a voz.
· Tratar alergias respiratórias – quadros alérgicos, asma, bronquite etc. prejudicam a capacidade respiratória e você precisa desta capacidade completa ao falar e, principalmente, ao cantar. Tratamentos homeopáticos ajudam bastante nestes casos. Quando você está passando por um processo alérgico, todas as vias respiratórias ficam congestionadas e a ressonância da voz se altera automaticamente. Em casos de tosse, não se automedique, procure um médico otorrinolaringologista.
· Cantar em boas condições acústicas, com som e monitores adequados para sua voz. – não são poucas as vezes em que cantores utilizam equipamentos inadequados ou não equalizados para suas vozes. Isto o leva a forçar a voz, podendo causar prejuízos com o passar do tempo. Verifique se o equipamento está devidamente ajustado ás suas necessidades vocais.
· Hidratar-se durante o canto com água em temperatura ambiente.
· Evite cantar ou falar muito antes de sua apresentação. Economize a voz.
· Numa apresentação, o bonito é o conjunto das vozes. Não queira se destacar através da altura de sua voz.
· Cantar sem técnicas vocais pode ser um desastre para a saúde de sua voz- laringe.
Ângela Calvi é especialista em voz e atende em consultórios em Bonsucesso e Copacabana (RJ)_
Tel.: (21)25491933 – 88701880 / e-mail: angelacalvi@gmail.com



0 comentários:

Post a Comment