English

Português

Thursday, June 16, 2011

Vaisnavis inspiradoras: A aquarela espiritual de Anna Purna devi dasi






     Ao vistar este blog, certamente você notou a delicada pintura como nosso tema principal, retratando um encontro de Gopis. Este é um dos belos trabalhos de Annapurna devi dasi, uma talentosa artista que através das  belas artes transmite a beleza infinita do Absoluto.


                       Por Annapurna devi dasi


     Na Suécia, a maioria das pessoas não vão à igreja. Meus pais não são de todo religiosos ou filosóficos. Mas até onde eu me lembro, eu acreditava em Deus. Quando eu tinha oito ou nove anos, apenas ao olhar a paisagem, o lago, a forma como as nuvens se moviam no céu, sentia que havia algo de divino na natureza, algo por trás disso - uma inteligência, uma coisa extraordinária.

      Embora a arte fosse a minha melhor matéria quando eu era pequena, eu não tinha a idéia de que me tornaria uma artista. Eu queria encontrar o propósito da vida. Isso era mais importante. Eu estava procurando por consciência de Deus. Naquela época, eu não conectava o meu interesse pela arte com consciência de Deus.

    Quando vi a pintura de Kesava Vishnu na capa do Sri Isopanisad, pensei: "Isso é realmente algo significativo. Se há um Deus, Ele tem que ser alguém muito especial. Ele tem que ser uma personalidade extraordinária. "Eu tinha a sensação de que Deus era uma pessoa. Eu não tive que ler o livro - a imagem me disse muito. "Isso deve ser Deus".

     Eu estava em um festival de volta-à-natureza, e os devotos vieram e sentaram-se para cantar. Isso era tão atraente. A vibração e o mantra Hare Krsna apenas entraram em meu coração. E eu apenas sabia que esta é a verdade. Eu não precisei ir a uma palestra e ser filosoficamente convencida. Eu sou mais intuitiva. Eu acredito nas coisas com os meus sentimentos e minha intuição. Foi uma experiência maravilhosa.

     Meu interesse na arte sempre esteve lá, mas como um pano de fundo. Foi como um fio condutor ao longo da minha vida. Sinto agora que estava esperando por uma oportunidade em que esse interesse seria ativado. Eu sabia que poderia expressar algo através da arte.

     Entrei para o movimento Hare Krishna, quando eu tinha 20 anos, em 1978. Não havia ênfase no meu desenvolvimento como artista. Eu fiz distribuição de livros, adoração às deidades, serviço no templo, me casei e tive uma criança. Mas eu sou grata por esses anos porque a bhakti-yoga é muito purificante, e sinto que agora estou em um terreno muito melhor para ser mais ativa e me desenvolver como um artista.

     Eu vejo o que eu estou fazendo agora e o que eu fiz quando comecei na consciência de Krishna. Eu sinto que posso expressar-me melhor agora, embora eu não tenho praticado muito. Eu sinto que, conforme eu progrido espiritualmente e como pessoa, isso faz a minha da minha arte melhor.

       Eu estou feliz que eu posso expressar a minha convicção e minha consciência de Krishna através da arte, porque a consciência de Krishna é um tesouro.O que é arte? Um artista tem uma determinada mentalidade e maneira de olhar as coisas. Mas eu não acho que eu ficaria satisfeita em pintar apenas por uma questão de fazer uma bela imagem. Eu sinto que a arte é para expressar a divindade. Eu acho que hoje em dia isso se perdeu um pouco.

     Eu gosto de trabalhar com aquarelas. É um meio tão maravilhoso, muito delicado. As cores são tão bonitas. Você pode expressar o sublime, o sonho e o esotérico. Com pintura você pode interpretar. Ela vem de dentro de você. Como você pinta a dimensão espiritual? A dimensão espiritual é totalmente diferente da dimensão material, embora possamos ter uma idéia do mundo espiritual a partir do material. Aquarelas são boas para pintar a dimensão espiritual.

Estou convencida de que cada pessoa tem um dom especial para si e para o mundo e pode levar um pouco de tempo até que você saiba qual é o seu dom. Quando você descobre isso, você pode viver uma vida mais gratificante, satisfatória, porque você entende a sua própria singularidade. E essa singularidade não é algo como: "Oh, olhe para mim. Eu sou isso ou aquilo." Mas você entende que é um dom de Deus, e você quer usá-lo em seu serviço.

Se você é um devoto de Krsna naturalmente você deseja compartilhar. Algumas pessoas podem ser capazes de compartilhar, dando conhecimento, ou a produção de uma revista, ou ser professor, ou cuidar de crianças. Eu espero partilhar a minha consciência de Krishna através da arte.
Esta é a minha vida. Minha arte revela que Krsna é a minha vida e alma. Krishna é tão bonito.
Eu tenho vivido nesse país há dezesseis anos. Esse ambiente me influencia de uma boa maneira. Eu gosto de poder ver o céu e as árvores. E estar no templo é uma experiência edificante, muito boa. Eu dependo do que está ao meu redor para estar em equilíbrio. Se eu não estou em equilíbrio, eu não acho que posso trabalhar muito com arte. Através da vida espiritual, ano após ano e após ano, cheguei a um equilíbrio comigo mesmo.

     A consciência de Krishna ajudou-me muito como artista. Se você pinta quadros de Krishna, estes são pinturas espirituais. Krishna é uma pessoa espiritual. Para pintar imagens de Krishna eu sinto que tenho que ser muito séria em minha vida espiritual. Para Krsna tomar vida em minhas pinturas, eu tenho que dizer: "Por favor, Krishna, eu sou seu servo. Por favor, ajude-me a me expressar e pintar você. Há muito o que eu gostaria de fazer como um serviço para você."

     Acho que é difícil para muitas pessoas compreender que a Verdade Absoluta é uma pessoa. Explicar que Deus é azul e toca uma flauta e assim por diante, não tem o mesmo efeito que Sua visão através de uma pintura. Quando elas vêem uma pintura, elas apreciam a beleza de Krsna. Krishna pode falar com elas.

O objetivo do movimento para a consciência de Krishna é  fixar a mente em Krishna. Imagine que você quer pintar alguma coisa sobre Krishna. Você apenas enche sua mente com passatempos de Krishna. Apenas tome uma visão de Krishna dentro de si - como Ele está vestido e como Ele está usando uma guirlanda - e você quase consegue cheirar as flores e ver Seus cabelos e Suas expressões e Seu relacionamento com Seus devotos. A pintura é uma meditação."


Você pode conferir mais do trabalho de Annapurna devi dasi clicando AQUI




1 comentários:

Anonymous said...

Estão lindos!!!

Post a Comment